segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O (p)asseio em Drottningholm






















































Meus amigos, toda a Suécia é limpa, muito limpa, desde as grandes cidades até ao cantinho mais rural. Mas esta ilha de Lovö (nas fotos) abusa do asseio: vi casas de banho públicas mais assépticas e brilhantes do que as casas particulares de muito boa gente por aí. É certo que é onde fica a residência oficial dos reis da Suécia (num palácio do século XVIII, o palácio de Drottningholm), mas também não era preciso exagerar, uma pessoa até lhe apetece tirar os sapatos, com medo de sujar os relvados dos parques circundantes.


Perdoem-me a frequência do tema “limpeza”, mas realmente ali a limpeza é gritante, salta aos olhos de uma pessoa, tal e qual como é hábito a sujidade saltar-nos aos olhos nos outros sítios. Na Suécia, o que me ocorre é sempre o mesmo mantra monotemático: tranquilidade, beleza, organização e limpeza. Desculpem, mas é mais forte que eu. Muito obrigada pela atenção.

6 comentários:

  1. "Na Suécia, o que me ocorre é sempre o mesmo mantra monotemático: tranquilidade, beleza, organização e limpeza."

    Ou seja, uma grande seca, certo?

    ResponderEliminar
  2. Poderia ser, caríssimo Ega, poderia ser! Mas não é. Sabes porquê? Porque os suecos são lindooooos.
    (Hum. Pois. As suecas também. Humpf.)

    ResponderEliminar
  3. Com que então gostas da Suécia, hem?!... Tenho exactamente a mesma opinião. Estive lá há uns anos largos, cidades grandes foram Malmo e Gotemburgo, e considero difícil não sair de lá com vontade de regressar. E a água??? É tão boa que dificilmente a encontras engarrafada, a não ser com gás. Economicamente não faria sentido.

    Mas o que eu queria dizer não era nada disto. No fundo, era sobre as suecas que queria desabafar. ... pronto, já desabafei. Obrigado.


    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Miguel,
    a Suécia é simplesmente um dos países mais maravilhosos que conheço, embora só tenha estado em Estocolmo e eu seja suspeita, porque gosto muito da Escandinávia em geral. E com sol e trinta graus como fez quando eu lá estive, então, sim, a beleza da cidade fica ainda mais realçada. Adorei e quero lá voltar. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Tens mais fotos, conselhos, ideias, sugestões, etc., sobre Estocolmo? É um destino sobre o qual tenho andado "às voltas" com pessoal amigo e podia ser que isso funcionasse como catalisador. Se tiveres e quiseres enviar-me, dou-te um endereço de email. E desde já o meu obrigado!


    Miguel

    ResponderEliminar
  6. Claro que sim, Miguel. Fui lá há muito pouco tempo, tenho a informação toda actualizada :)
    Manda o endereço para este:
    afeiradasvaidades2@gmail.com

    ResponderEliminar