quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Um ar de Newport ou Martha's Vineyard




The Social Network (2010), de David Fincher. A cena da regata (que também está muito boa).


Digo já que não gostei especialmente de A Rede Social, deixou-me vagamente incomodada perante tanta superficialidade e amoralidade em gente tão nova. Mas os heróis do século XXI são assim, pronto.

Mas como gosto muito de detalhes, recupero hoje aquela que eu considero a melhor cena do filme: os gémeos Winkelvoss saem do gabinete do director de Harvard, furiosos porque viram as suas queixinhas frustradas, e um deles ao fechar a porta fica com a maçaneta na mão. Depois, atira-a com elegância e desdém para a mesa de uma funcionária, e diz qualquer coisa como: "aqui está uma maçaneta de porta com quatrocentos anos de História".

O jovem actor Armie Hammer está perfeito, perfeitíssimo, ao encarnar esse sub-produto da upper-class norte-americana, e ainda por cima em duplicado: duas pessoas directamente saídas do elitismo afectado da estância de veraneio de Newport ou daquela aura indefinível de férias em Martha's Vineyard.
Tudo está condensado ali, desde o irrepreensível porte aristocrático, à postura saudável e atlética e tiques de superioridade snob: parece que saltaram de repente de dentro das páginas de um romance de Edith Warthon.

Sem comentários:

Enviar um comentário