terça-feira, 2 de abril de 2013

As Olimpíadas Maternas

De todas as batalhas a que este mundo já assistiu, uma das mais violentas é o desporto de alta competição entre (algumas) mães. É uma modalidade supremamente exigente. Uma espécie de citius altius fortius na grande carreira como progenitoras/educadoras. As mães competitivas entre si são a coisa mais feroz que existe. Primeiro, a comparar e esgrimir os percentis, os pesos e as capacidades motoras e cognitivas (vulgo, “gracinhas”) dos seus bebés; depois, a disputar combativamente o protagonismo, exibindo as notas escolares e proezas desportivas dos miúdos; mais tarde na vida, a projectarem-se na eventual ascensão social dos filhos, alardeando que os rebentos subiram mais alto no pódium da vida e que elas ganharam a medalha de ouro da condição materna. Fujam, fujam delas. Se puderem.

4 comentários:

  1. Nem me fala... Eu vivo no meio dessa batalha constantemente. "aHhh mas ele come essa comida" ou "Ohhhhhhhhh você dá chupeta pra dormir?" ou então " Ah mas eu nao compro essa marca pro meu filho, só tecidos que não dão alergia". Aguento nao.
    Claro que é maravilhoso poder compartilhar as "gracinhas" dos filhos com os amigos, sentir-se orgulhosa de que seu filho está crescendo, mas pra quê essa competicão? Por isso que tem tanta crianca frustrada hoje, pq tiveram pais que substimaram a capacidade deles.

    ResponderEliminar
  2. É, uma coisa é o orgulho natural que todos os pais têm nos seus filhos, são sempre os mais lindos do mundo. Isso é normalíssimo! Outra coisa é uma competição louca que não tem a ver com os filhos, mas sim com os próprios pais/mães... :)
    Beijinhos, Deby!

    ResponderEliminar
  3. AHah. é tão verdade.
    Vejo isso, praticamente, numa base diária.
    E gosto tanto qd alguma mãe (mais fixe, e provavelmente mais honesta) diz algo tipo "a minha ainda n começou a andar, é mais preguiçosa" ou "não o meu filho por acaso tem mtas dificuldades a matemática". Sim, q 99% delas só falam das suas proezas e qualidades.

    ResponderEliminar