segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Não é assim que fazemos lá em Oz, Aussie, Down Under, ou whatever

Recentemente, num jantar, tivemos à mesa a Jennifer, a amiga de uns amigos – australiana de Melbourne, que estava em Portugal numa breve passagem.

A rapariga era super-simpática e até falava com o sotaque engraçado daquele tipo do Crocodile Dundee e tudo, mas infelizmente não estava acostumada aos códigos de conduta social latinos. Sempre que a Jennifer era apresentada a alguém fazia questão de avançar timidamente com a mão, para um cordial aperto de mão (polite and appropriate, diria eu). O problema é que nós, lusitanos expansivos e abrutalhados, ignorávamos instintivamente a teimosa mãozinha estendida, e lá lhe pregávamos todos dois beijos na cara (e éramos tantos, meu Deus).

Para a coisa ficar mais caricata, fomos todos chegando a conta-gotas, invariavelmente atrasados (à portuguesa), de modo que sempre que chegava alguém lá presenciávamos esta situação e lá invadíamos grosseiramente as fronteiras de espaço pessoal traçadas pela moça, e que ela tão a custo queria manter, coitada.

5 comentários:

  1. E a vergonha que passo na Holanda qdo sou eu que estico a maozinha e levo 3 beijos que é pra aprender? É que ainda não percebi qdo é q é mao ou qdo é que é beijoca e já lá vao quase 6 anos...... e qdo a casa está cheia de Portugueses que já dao 3 beijos a toda a gente? Virei tia e agora só dou um beijo e um abraço, é mto mais fácil! :D

    ResponderEliminar
  2. Oh melhér, então na Holanda espetam logo 3 beijos??Não sabia! E não ficam com um torcicolo? :)

    (O pior mesmo é quando vamos dar dois beijos e só nos dão um... Socialmente embaraçoso.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao, na Holanda assim às primeiras esticam a maozinha. Mas depois nao sei qdo é que se começa a dar beijos, entendes? Pq nao é logo à segunda que se vêem, normalmente nem dao beijos nem passou bem, é só um Hi, hoe is it? E tá a andar de mota, nao sao nada físicos. Exactamente por isso, imagina a minha cara qdo no escritório chego por exemplo, do natal, e espetam-me 3 beijos q até ando de ladex! O resto do ano nao há nada pra ninguém, mas natal/ano-novo e regresso das férias, nao escapo :S
      E nas festas fico sempre entre o Hi sem mai nada e os 3 beijos. Quem anda normalmente com os Tugas dá 3 beijos e pronto, mas nao é mto comum.
      Qto ao dar só um beijo, ensinaram-me o truque qdo tinha 25 anos e comecei a conhecer malta dessa em Lisboa. É fácil nao ficar pendurada, eu ensino-te, nao tem nada que saber. Basicamente tu debruçaste pra dar um e voltas pra trás e só dás o embalo pro segundo se vires a pessoa a virar a cara pro segundo!

      Eliminar
  3. Ok, o segredo está no voltar pra trás e no embalo! Vou tomar nota desta dica. Tenho que adquirir mais competências sociais ;))
    Beijinhos, linda!!

    ResponderEliminar