quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Macarons

Há dias comi pela primeira vez um macaron. Há já algum tempo que o tema macaron me intrigava, mas o aspecto plástico e artificial da coisa dissuadia-me de experimentar, apesar da curiosidade. Hoje, do alto da minha experiência de consumidora-acto-único, digo: afinal era só isto?? Os macarons, tão famosos, tão cénicos, tão cinematográficos, tão icónicos, tão Carrie Bradshaw, tão parisienses, tão nova-iorquinos, e afinal... são só isto??

Sinto-me defraudada nas minhas expectativas (que não eram altas). E acho que, face a isto, o pastel de Tentúgal devia também tornar-se uma referência gastronómica com estatuto mundial, já que é infinitamente melhor e menos armado ao pingarelho. Sinto-me como toda a gente quando vai ao Louvre e vê a Mona Lisa e diz: "Ah! Então é só isto? É pequenino!". (A tal frase que também é tenebrosa para os homens em geral, "Ah! Então é só isto? É pequenino!")

2 comentários:

  1. O macaron é de longe a pior pastelaria do mundo. Qualquer pastel de nata dá quinze a zero a um macaron. Há uns tempos o Miguel Esteves Cardoso dedicou a este tema a sua coluna do Público, admitindo não perceber o fascínio parolo gerado à volta desta «coisa».

    ResponderEliminar
  2. Assim, podia haver uma outra revolta dos pastéis de nata :)

    ResponderEliminar