quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Natural Scotland

Vamos continuar o nosso périplo por aquela que os Romanos chamaram de Caledónia. Aproveitando que em 2013 se celebra o Year of Natural Scotland, desta vez, vamos vê-la na sua perspectiva mais bucólica, em profundo contacto com a Natureza.
Por exemplo, foi preciso eu ir lá para tocar pela primeira vez em ovelhinhas e carneirinhos, tal como estas meninas aqui na foto (reparem que os diminutivos infantilizadores não são aqui usados à toa).

Eu sei que isto é um carneiro, não é uma ovelha.

Porque ir à Escócia é também ter uma boa oportunidade de apreciar a variada fauna local. Encontrámos, entre outros, ovelhas, carneiros, bois, cavalos, vacas, veados e corças. É possível avistá-los de qualquer estrada que atravessa o país.

Vimos bois.
Toda a gente a fotografar os bois, que têm grandes cornos retorcidos e franjas muito longas.
Este é um boi típico de lá: chama-se Hamish McKay Denovan – sim, parece que eles deram um nome completo ao bicho.



E estes carneiros que vemos na foto em baixo são típicos desta região do mundo: os espécimes do sexo masculino (tal como os seus congéneres humanos) podem ter dois, quatro, seis e até oito cornos! :)


Também vimos veados e corças! Sendo que esta já é uma oportunidade mais rara:

</ Vimos vacas (estas estavam à beira do belíssimo Loch Achray):

Vimos cavalos (não se vêem mas eles estão lá, garanto):


Mas o que mais havia era mesmo ovelhas. Muitas ovelhas. Mesmo muitas, muitas. Umas queridas que nem vos conto.

8 comentários:

  1. Vi ovelhas que nunca mais acabavam. Já as vacas com franja foram mais difíceis de encontrar. Só consegui ver uma durante toda a minha estadia na Caledónia.

    ResponderEliminar
  2. As ovelhas... um perigo desgraçado, quando se atravessam naquelas estreitas estradas escocesas...

    É bom ver alguém que conhece a Escócia, João!

    ResponderEliminar
  3. Fui à Escócia pela primeira vez no mês passado e tive oportunidade de fazer uma pequena road-trip. Adorei. Os escoceses são um povo extraordinário e mereciam melhor clima.

    Quando estive nas Three Sisters, em Glen Coe, por exemplo, parámos para tirar umas fotografias. Estava um tempo um bocado desagradável, com chuviscos frios e um vento cortante. Enquanto estávamos a tentar tirar fotografias a nós próprios, um tipo que estava estacionado a uns 20 ou 30 metros saiu do carro e começou a correr na nossa direcção, desafiando o frio e a chuva. Quando chegou até nós, perguntou se queríamos que ele nos tirasse uma fotografia! No final, devolveu a máquina e voltou a correr para o carro. Inacreditável.

    Quanto às ovelhas, achei piada que muitas têm marcas coloridas pintadas a spray, como se vê na primeira fotografia, certamente para distinguir o proprietário do animal. Com tanta ovelha, acredito que seja um procedimento essencial!

    ResponderEliminar
  4. Então eu estive lá dois meses antes de ti. E posso subscrever tudo o que dizes: road trip, povo extraordinário, Glen Coe, gente generosa e espontânea que se oferece para fazer coisas por nós.
    Aconteceu-me isso tudo e muito mais, e é por isso que este país passou a ser o meu país preferido (a seguir a Portugal). Só guardo excelentes recordações, tal como, provavelmente, também te aconteceu.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida! Mesmo as coisas menos boas da Escócia deram excelentes recordações! Como a gastronomia, por exemplo, que é das coisas mais pobres e desequilibradas que já vi. Só tive pena de não provar o mítico deep-fried Mars. Deixámos esse desafio para o último dia, mas na manhã em que deixámos Glasgow os chippys que servem essas «iguarias» ainda estavam encerrados. Fica para a próxima!

    ResponderEliminar
  6. Já eu, guardei recordações de coisas como haggis, porridge e kippers, servidos logo ao pequeno-amoço, para começar "bem" o dia. Ainda hoje tenho calafrios. :)

    ResponderEliminar
  7. Um dos destinos da minha lista é sem dúvida a Escócia... Gostava de ver Edimburgo, algumas cidades pequenas e o campo... :)

    ResponderEliminar
  8. Vai sem hesitações, Joana! :) Eu sou supeita, mas acho que a Escócia tem tudo o que há de melhor: montanha, cidade, mar, cultura, arte, tudo!!

    ResponderEliminar