quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Samhuinn Night em Edimburgo

Estamos a 6 de Novembro e este post já vai atrasado, mas na passada noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro celebrou-se a Noite de Samhuinn. Qualquer coincidência entre esta noite e a do Halloween, talvez seja… pura verdade. Mas vamos lá ver: o Halloween é uma versão para americanos, e agora adulterada para o resto do mundo (na verdade, resulta da cristianização do Samhuinn). O Samhuinn (em gaélico escocês), ou Samhain (em irlandês), é uma genuína tradição celta a sério, para gente a sério, num país a sério, a minha Escócia (ah, ah). Nada de abóboras, nem de trick or treat, nem de Heidis Klums vestidas de bruxa. O Samhuinn é um festival que se realiza em Edimburgo e que recria o antigo festival celta que marcava o fim de um ano e o início de um novo, e marca ainda o princípio do Inverno. É marcado por um grande espectáculo de rua, na Royal Mile, com centenas de artistas participantes, que pertencem à Beltane Fire Society, e com milhares de espectadores.














6 comentários:

  1. E, de repente, fiquei com saudades da Royal Mile (ao menos sempre ia ao Museu do Whisky fazer um estrago :))

    Bom dia :)

    ResponderEliminar
  2. Passei pelo Museu do Whisky à saída do Castelo, mas já não tive tempo de entrar. Dizem que vale muito a pena, mesmo para quem não seja apreciador, como é o meu caso ;-)

    Boa tarde :)

    ResponderEliminar
  3. Wow!! Adorei!! Quem me dera ter visto! Bruuutal!

    ResponderEliminar
  4. Está lá à tua espera, todos os anos em Outubro! :)
    E também fazem outro, o "Beltane Festival", que é em Maio para marcar o início do Verão, e é igualmente espectacular. Eu depois faço um post sobre esse :)

    ResponderEliminar
  5. Mto fixe! Qdo sair daqui já me passa a neura da escuridão e vou achar a Escócia o máximo :D bjs

    ResponderEliminar
  6. Óptimo!! :D
    Beijinhos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar