sexta-feira, 14 de maio de 2010

A sofrer, desde 1929

Não há modelos sócio-económicos perfeitos, nem há sistemas eternos, isso toda a gente sabe. Agora temos este, há uns séculos, e temos que lhe suportar os defeitos e as birras. Que é como quem diz, as crises cíclicas. Até ao "colapso final" que alguns andam a agoirar há tanto tempo, mas que ainda assim não se concretizou. (Lixaram-se, a utopia socialista expirou muito antes.) E desde o grande crash da 5ª Feira Negra quem se trama sempre é o trabalhador por conta de outrem, meus amigos. Faz lembrar o Azeite Gallo.

3 comentários:

  1. Oh linda, deixa-me lá perguntar-te onde é que foi implementado esse sistema socialista que se foi abaixo já há algum tempo, só para eu poder saber.

    E sim a pergunta vem de um esquerdalha primário, não alinhado.

    ResponderEliminar
  2. Assim de repente, Miguel, estou a lembrar-me da Queda do Muro, do bloco de Leste, da ex-URSS… a China tem vindo a ceder aos poucos…

    (Recomeçaste um blogue e não dizias nada? Com licença, vou só ali pôr a leitura em dia.)

    ResponderEliminar
  3. Se a ex-URSS e a alemanha de leste foram regimes socialistas, foi só de uma maneira muito ligeira. Porque infelizmente foram ditaduras e não passaram disso, de poderes assentes em pessoas e não no povo.

    A China também não é lá grande regime socialista, mas não vejo onde há mostras de ceder, é o único país que cresce de uma forma sustentada, mesmo com a crise, a crise deles é que lhes falta petróleo e ferro. O Ferro é difícil de resolver o petróleo é só terem vontade.

    Gostava de ver um sistema socialistas assente em democracia. E isso é que é a verdadeira dificuldade de uma sociedade ocidental, mudar o paradigma e lidar com a ganância. E a ganância é a verdadeira inimiga do progresso, da justiça e do equilíbrio das sociedades.

    Tenho dito.

    ResponderEliminar