Aborrecem-me homens que dizem "Eu estive a desfolhar o jornal", ou "Por acaso, já desfolhei o livro", e há-os p'raí aos montes.
Primeiro, porque, já se sabe, não é desfolhar, mas sim folhear. E depois porque só a ideia me causa arrepios, dado que desfolhar é arrancar folhas e arrancar folhas é estragar livros. E com os preços proibitivos a que hoje estão as publicações isto não pode ser, meus amigos. E depois porque desconfio de gente que utiliza mal a língua portuguesa. Dá-me logo vontade de realmente desfolhar um jornal e fazê-los engolir as páginas, sem água para acompanhar nem nada.
É isso, e um rapaz dizer-me "Há-des ver, há-des reparar". O Hades é o inferno, era um inferno mitológico. Na verdade, é o inferno onde esta gente nos mete.
Há coincidências do caraças: sempre que alguém diz "há-des" eu também respondo "esse está no inferno, pá!". E por norma tenho três ou quatro pares de olhos em cima, como quem não percebeu. E não perceberam mesmo.
ResponderEliminarLol, nem me fales, e então os "prontos" é de bradar aos céus!
ResponderEliminarBeijinhos,
Sofia
Hades é efectivamente muito terrível... E uma marca incontestável da masculinidade abrutalhada.
ResponderEliminar"Traga-me uma áuga com gás, sabor a framboesa"
ResponderEliminarAi que me doeu tudo.
Salz,
ResponderEliminarninguém nos compreende, pá :)
Sofia,
ResponderEliminare há um caso mirabolante de um amigo meu a quem um professor lhe disse que "prontos" não se dizia.
O pobre coitado andou uns tempos a pensar que a palavra não existia mesmo. Tipo, "Já estamos prontos" ele pensava que era "Já estamos pronto".
Miguel,
ResponderEliminarabrutalhada, não sei; mas pouco literata, talvez... enfim, digo eu... ;)
Bluesy,
ResponderEliminarAh ah! :D
Mas pior que o erro será se calhar pedi-la com sabores...? ;)