"A inteligência dos fleumáticos triunfa na sistematização e Kant oferece um exemplo típico desta lei. Notavelmente dotado para a crítica, possui os defeitos das suas qualidades: uma certa rigidez e uma falta de maleabilidade intelectual."
(Raymond Vancourt, in Kant, Edições 70).Eu nutro uma certa ternura por Immanuel Kant, já o manifestei aqui várias vezes. A influência do pietismo, os rígidos princípios morais, a filosofia transcendentalista. É bonito. Superarmo-nos através do transcendentalismo, libertarmo-nos da irremediável tangibilidade física e atingirmos a perfeição, pura, ideal. Isto é lindo, lindo.
E também é comovente. Até porque há muito mais kantianos do que seria de esperar, e que, sem o saberem, são-no até às últimas consequências. Nem os inquestionáveis padrões estéticos da Victoria's Secret os demovem. Nem corpetes, nem aplicações de borboletas, nem asas, nem nada, meus amigos. Parece impossível, mas é verdade.
Kantianos. Rígidos em tudo, menos no que seria desejável.
A rigidez em excesso pode resultar quebradiça. Olha o gelo, o aço temperado. Uma certa elasticidade, espasmódica até, pode resultar melhor. Enternece-me essa simpatia pelo Kant, depois dos 35 podes ler outra vez que já entendes.
ResponderEliminaranão gigante,
ResponderEliminarElasticidade espasmódica é um conceito inovador. Vou tomar nota disso!
Fantástico! Adorei a forma brilhante como explicitaste a ideia. Bom fim-de-semana.
ResponderEliminar;)
ResponderEliminarObrigada, bom fim de semana, DD