sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Eclipse

A amizade supõe um mínimo de coerência, continuidade e estabilidade. Mesmo que, naturalmente, depois conduza a afastamentos. Não se deve tolerar bipolaridades "dexterianas" de emotividade exaltada e dedicação exclusiva, seguidas de fases em que se ignora totalmente o outro.

Têm-me falado de pessoas que têm aquela característica irritante/fascinante, de, num momento se dedicarem por completo a um amigo, dão-lhe toda a atenção, fazem dele o centro do mundo, como se fossem o Sol a derramar luz, e depois cansam-se rapidamente e desaparecem, dedicando-se a outros interesses. Ou seja, eclipsam-se, como o Sol. Passados uns tempos, essas "pessoas-Sol" lembram-se que o amigo existe, e tudo é belo de novo, até que se sucede nova fase de fastio, novo eclipse, e o ciclo eterniza-se.

Tenho pena de quem fica "dependente" do brilho das "pessoas-Sol", que afinal não são amigas de ninguém a não ser delas próprias. São o Sol e esperam que os outros gravitem em torno delas, como satélites idiotas. Reflectem instabilidade, são inconstantes, e, em última instância, são infantis ou imaturas (coisas paras as quais reservo Tolerância Zero).

Nunca gostei destas pessoas. Felizmente elas também não costumam gostar de mim, pelo que não nos incomodamos uns aos outros.

4 comentários:

  1. Essas pessoas-sol costumam ser extremamente reservadas, mto superficiais nas amizades, nunca as conheces bem. Iluminam uma festa, uma mesa de café, dão alegria, mas é momentâneo. Estão sempre a mudar de assunto, nunca aprofundam nada na vida, daí que não aprofundem amizades e a possibilidade de que vão e voltem seja dependente do sítio/local onde moram, actividades do momento.
    Por outro lado, as que se "entregam" a essas pessoas-sol, são regra geral pessoas vazias de força, de personalidade, normalmente são o tipo de pessoa que faz de qq escritor, fotografo, cantor ou artista em geral: um ídolo.
    Acho que já te disse que não suporto pessoas que idolatram outrém, seja um professor, seja o Pai ou o marido/mulher. Acho que a idolatria é própria dos pobres de espírito. No mínimo, é própria de pessoas muito inseguras que foram ensinadas a compararem-se constantemente com outros porque nunca são o suficientemente bons no que fazem.
    Ambas os tipos de pessoas supra mencionados, são tristes.
    Se calhar é por isso que as pessoas-sol nunca ficam mais de 3 minutos perto de mim e fujo das dependentes como do diabo da cruz!

    ResponderEliminar
  2. Mas a minha cara amiga além de Economia também estudou Psicologia! ;)
    É isso tudo, linda. Sem tirar nem pôr. :))

    ResponderEliminar
  3. Não cara linda, estudei na FEUC e em Coimbra! Só isso dá pra conseguir analisar mto caso mental! But again, what else is new? ;)

    ResponderEliminar
  4. Ah ah! Muito caso mental :)) Muito bom!

    ResponderEliminar