segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Metáfora do puzzle

Imaginem que têm um puzzle de muitas peças. Imaginem que já conseguiram, com muito trabalho e paciência e tempo, montar o puzzle todo. As peças encaixam, a imagem que forma é muito bonita, há ali harmonia, e muito esforço empregue no resultado final.
Agora imaginem, que, apesar de tudo, vos falta uma peça, precisamente no meio do puzzle. Uma única peça. Uma só. Mas que, sem ela, o puzzle não fica completo, é impossível disfarçar, aquela peça é fundamental para o equilíbrio da imagem e para completar tudo. Mas vocês procuram e procuram a peça e não a encontram.
Tentam disfarçar a lacuna no puzzle mas não conseguem. Procuram a peça em todo o lado, mas não aparece. Perguntam a alguém se viram a peça, mas ninguém viu, ninguém sabe, aliás, ninguém vos ajuda a encontrá-la. Pelo contrário, pessoas há que só vos dificultam a procura da peça. O que é que se faz sem o raio da peça?

6 comentários:

  1. Se calhar é suposto ser um puzzle sem uma peça...porque é que os puzzles têm todos de estar completos?

    ResponderEliminar
  2. Dás três passos p'ra trás e consideras o quadro arte moderna, aceitando-o pela sua imperfeição. É aí que reside o truque. Pelo menos foi o que me disseram...

    ResponderEliminar
  3. Querida Andorinha, e será que esse truque também funciona com pessoas...? ;)

    ResponderEliminar
  4. Foi o que me disseram... que sim... ;) Eu percebi mto bem a tua metáfora :) acho eu! :))

    ResponderEliminar
  5. A obstinação do ser humano em completar coisas é insaciável...nunca ficaremos satisfeitos! O próprio cérebro precisa de fazer esse trabalho por nós com inferências e heurísticas. Enfim, temos que continuar a caminhar com o peso da dúvida como se fosse a nossa condição natural. Como se fizesse parte do próprio puzzle. Talvez a dúvida nos ajude a recomeçar mais puzzles para não estagnarmos na felicidade da completar um só. talvez a paz advenha do próprio processo de construção do puzzle. O puzzle é uma metáfora de si mesmo.

    ResponderEliminar