quinta-feira, 19 de maio de 2011

Em Roma sê (mais ou menos) romano

Hoje só uma breve nota sobre vestuário de férias. Atenção, não é um discurso moralizador. E que fique bem claro que ninguém é mais apologista de decotes, calções, bikinis e vestidos curtos do que eu. No entanto, a razoabilidade e o bom senso nunca são demais no que toca à relação vestuário/destino de férias. Pensava eu que isto era óbvio para todos. Mas parece que não é.

Oiço algumas mulheres que regressam das suas férias em países muçulmanos horrorizadas com o assédio dos homens autóctones, que não lhes deram tréguas. Depois, vi fotos, fiz perguntas, tirei conclusões. Estas pessoas envergam roupas mínimas, mais apropriadas para a descontraída realidade social e cultural das Caraíbas do que para um país muçulmano.

Claro que não tem de haver um código estipulado. Mas entendo o vestuário como uma questão de sensatez, de respeito pela cultura local e até de harmonia com a paisagem humana e geográfica que nos acolhe. É compreensível que no Brasil uma turista use mini-saia, fio dental e havaianas. Que no Sul de França ou nas Ilhas Gregas use um estilo um pouco mais sofisticado, vestidos fluidos e sandálias estilizadas. Que no Senegal use tons-terra, t-shirt e corsários à militar. As diferenças são óbvias:












Ora bem, em alguns países árabes, não será preciso burka, mas uma saia comprida ou uma écharpe a cobrir os ombros nunca fizeram mal a ninguém, e ninguém morre se usar roupas mais sóbrias durante uma semana. Nunca me canso de dizer que a discrição é fundamental em viagem. Poupa muitos dissabores, choques culturais e... até assaltos. Mas isto sou eu, pronto.

4 comentários:

  1. Sem duvida, chama-se a isso estar à altura das ocasiões...
    Eu iria ainda mais longe, o mm se aplica ao contexto - saída com amigos(ou estar numa esplanada) VS trabalho, há tanta gente q não percebe onde está a fronteira entre um e outro.
    Cada sitio é um sitio, cada ocasião é uma ocasião, e temos (ou devemos) estar sp à altura (leia-se em conformidade) das mesmas...
    Mas na volta tb é só o meu mau feitio a falar :)

    ResponderEliminar
  2. Há tanta gente que não sabe viajar que me dá dó. Tenho amigas assim, que depois me contam com aquela voz melífula de gente horrorizada: já viste bem? Que horror?
    E eu só penso pra mim: e levares com um livro pelos cornos abaixo, não? Que tal leres ó minha animala? (eu hj tou com TPM logo estou mais agressiva) Mas o que eu penso e lhes digo mesmo na cara é: quem não sabe viajar, fica em casa. Pra próxima, em vez de ires lá comprar souvenires pra trazeres à colega do emprego, limitas-te à tua capacidade de absorção, e ficas-te por capitais europeias, sim?
    Eu tento, eu bem tento educar esta gente!
    Depois vêm com a voz ainda melada dizer: ai Sofia, também, és tão bruta!
    Q enjoo de gente. E qdo me pedem pra me vir visitar? Até tremo!

    ResponderEliminar
  3. Me,
    cada ocasião é uma ocasião, eu própria não diria melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Andorinha,
    de facto, nem toda a gente tem esta sensibilidade, mas depois sabem ficar muito escanadalizadas, é bem verdade...

    (e como te compreendo: respira fundo, chazinho e chocolates Milka, é a melhor solução!! ;)))

    ResponderEliminar