quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Retratos da população masculina: o caso do ciclismo e do surf

(O título é pretensioso q.b., mas as ideias são simples e claras como a água, como podem ver.) Após vários anos de observação (não participante) atenta, concluo que andar de bicicleta tornou-se, essencialmente, um desporto de homens velhos e feios. Já o surf é um desporto muito belo mas com uma crescente aura de decadência: foi tomado de assalto por iniciantes que são homens trintões, que, na adolescência, foram cromos e agora querem parecer muito cool.

5 comentários:

  1. Eu diria que há muito cromo que descobre os prazeres de actividades ao ar livre. Digo isto enterrado no meu computador a trabalhar num sábado à tarde... Quanto ao ciclismo. Bom acho que foi sempre assim. Eu bem que gosto de andar de bicicleta, e há cidades na europa que se vê muita mulher bonita a dominar a bicla, não há esse costume em Portugal. Até porque as principais cidades são um pouco acidentadas demais para se andar de bicicleta.

    ResponderEliminar
  2. Miguelito, não percebi bem. Apanhei-te? Mas que eu saiba não te enquadras no cenário que eu descrevi do ciclismo. E no do surf também não: não o fazes já há séculos? De quem eu falava era dos que começam a surfar aos trinta e tal, numa escolinha de surf e tudo... E depois vão para sítios com ondas pequeninas, porque querem ter estilo, mas depois têm muito medo do mar.... Bah...!

    ResponderEliminar
  3. Estava a meio a brincar, meio a sério. Faço surf há séculos, mas sou trintão e fui muito cromo quando era puto.

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu também! Na adolescência.
    Já todos fomos cromos, numa ou noutra fase da vida ;)

    ResponderEliminar