sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Penso, meu caro Eça, que, hoje em dia, será talvez o contrário

"O amor espiritualiza o homem e materializa a mulher."

Eça de Queiroz, "José Matias".

17 comentários:

  1. Achas? Por acaso acho que o Eça é sempre muito actual.

    ResponderEliminar
  2. Bom, conheces muitos homens que se "espiritualizem", Miguelito? É que eu não...

    ResponderEliminar
  3. Quando estão apaixonados sim. Os homens entregam-se com uma devoção impressionante. Acabou de sair um casal de minha casa, em que ele foi ter com ela a Porto Rico, viver, só para não estar longe dela.

    Eu quando namoro deixo de ligar a certas coisas que ligo hoje em dia, porque há outras prioridades mais relativas ao que eu estou a sentir.

    De um modo geral, os homens que se amam, nem é tanto paixão que isso é coisa de mulher. Os homens que amam e que querem tomar conta de uma mulher, espiritualizam mais a relação, por vezes até demais. Elas tornam-se na prioridade número um.

    Há, evidentemente, homens que não se apaixonam por mulheres. Que vivem a cena de uma maneira muito imediata. Mas esses não amam.

    Claro que isso posso ser eu, à frente do computador, a tentar que a bebadeira me passe para ir para a cama. Ir para a cama com os copos é chato, porque a cama começa a andar à roda, e um tipo tenta parar aquilo, mas depois a parede também anda à roda, olha um trinta e um!

    ResponderEliminar
  4. Isso é bonito. Ai, tenho muita pena que haja tão poucos homens assim, Miguelito. Humpf.

    Bem, quanto à bebedeira, eh pá, nem parece que tens um quarto: isso parece um carrossel! :)) Espero que hoje estejas melhor :D

    ResponderEliminar
  5. Não sei se gostei mais do teu post, se do comentário do Miguel. Sinto falta de conhecer Homens, ou quisás, melhor, de ser amada como fala o Miguel, por um Homem. Beijos aos dois e muita água com gás ao Miguel

    ResponderEliminar
  6. Hoje cheiguei mais tarde... tenho de parar com estes abusos. Há muito homem porreiro por aí Andorinha. É preciso é abrir essa cabeça ao pessoal. Conhecer gente nova e assim. Vou dormir...

    ResponderEliminar
  7. O problema mesmo é encontrá-los.

    ResponderEliminar
  8. Andorinha,
    A questão é muito mais difícil: não é só encontrá-los, como diz a Ana, ou conhecer gente, como diz o Miguel.
    A questão é que esses homens amam muito, mas não é qualquer mulher. Costumam fixar-se num só tipo de mulher e idealizam-na e idolatram-na durante 15 ou 20 anos. Assim conheço eu vários.

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto de ser idolatrada. Compreendo o que dizes, tenho amigos assim. Embora ache que também há pessoas que não idealizam antes nem depois, e continuam a amar muito :) C'est la vie! :D beijos

    ResponderEliminar
  10. Idealizar estraga tudo, disso sei eu.

    ResponderEliminar
  11. Pela primeira vez a comentar neste post sem ser com os copos, mas representando novamente a classe em contra-balanço tenho de dizer que as fixações são realmente temporárias, mas isso não escolhe géneros.

    Imagino que é preciso ter sorte para ter uma coisa que dure a vida inteira hoje em dia. Mas eu contento-me com uma boa história de amor. E sei que há por aí muito amigo meu que também.

    Não sei qual é o tipo de mulher que estás a falar Zozô. As três mulheres por quem estive apaixonado na minha vida adulta são diametralmente opostas. Se me perguntares, eram bonitas? Eram. Gosto de mulheres bonitas. Era esse o género de que falavas? Tirando isso, nada de igual.

    Quer dizer, a beleza de uma não fazia muito o meu género de beleza. Mas a miúda era uma porreiraça. Isto até ficar com dúvidas - há alguma coisa que marque mais uma mulher numa relação do que "as dúvidas"?

    (Ñão estou com os copos mas não revi na mesma... As minhas desculpas antecipadas.)

    ResponderEliminar
  12. Ana,
    e que posso eu dizer? Eu também :)

    ResponderEliminar
  13. Miguel,
    olha, o que sei é que esse tipo de homens costumam ser pessoas excelentes, com grande capacidade de entrega.
    E é uma pena (sim, pena), porque (dos vários casos que tenho perto de mim) normalmente devotam-se a mulheres que não os merecem mesmo nada e que se portam muito mal com eles.
    (Estou a sair em defesa destes homens e a criticá-las a elas.)

    ResponderEliminar
  14. Nós entendemo-nos muito bem. O que eu tento sempre dizer é que isto nada tem a ver com sexos, tem a ver com pessoas.

    Jà sobre o post inicial, continuo a achar que alguns homens que, sozinhos, são bastante cagões e materialistas, quando encontram uma mulher que gostam, tornam-se mais "espirituais". Algumas mulheres mais "espirituais", encontram um homem e vão atrás logo a seguir daquilo que acham que precisam.

    Mas este último paragrafo continua a ter a falha de que - cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  15. Gostava de ter uma teoria mas não tenho. Acho que quase tudo se resume ao que o Miguel disse algures, é sobretudo uma questão de sorte.

    ResponderEliminar
  16. Miguel,
    admito que, sendo mulher, é verdade que sou muito tendenciosa em relação aos homens. Mas não é por mal... :)

    ResponderEliminar
  17. Ana,
    bota sorte nisto: é mais difícil que ganhar no euro-milhões ;)

    ResponderEliminar