quarta-feira, 9 de março de 2011

O mais recente hype: Caretos de Trás-os-Montes



E agora que já estamos em Quarta Feira de Cinzas, no rescaldo do Entrudo, posso dizer-vos que há poucas coisas que me regalam mais do que os Caretos de Podence. Oh pá, Trás-os-Montes é fashion, tem hype, está a bombar, tá na berra, Trás-os-Montes rulezzz. Tem nível, muito nível, meu. Pensam que é o Lux ou o Clube Ferroviário que está a dar? Não! Trás-os-Montes é que é, pá. Isto sim, é Portugal na sua mais genuína essência, o Entrudo com carga simbólica, figuras mefistofélicas que evocam o profano para evidenciar ainda mais um sagrado sempre latente.


Atentemos neste magnífico fenómeno social transmontano. Digo-vos: não há coisa mais fantástica que os Caretos e a sua diabólica perseguição e "flagelação" das raparigas casadoiras. E das mais velhas também, que fingem que não, mas também gostam de levar com os chocalhos, ai não que não gostam. Enfim, velhas e novas parecem adorar levar com aquilo, é uma alegria. Eu própria, que nunca assisti ao Entrudo em Podence, dei comigo a pensar em lá ir no próximo ano: aquilo é uma experiência antropológica e etnográfica num laboratório ao vivo. E para ser sincera, quero lá saber da etnografia: o que eu queria mesmo era expôr a minha beleza e jovialidade ao julgamento dos Caretos e ver se eles me davam com o chocalhos também. Eu também queria levar com aquilo, pá. Deve ser tão bom.

4 comentários:

  1. Ai, porreiro, pá. A sério, ninguém dá um tiro na comunicação social e acaba com este sofrimento?

    ResponderEliminar
  2. Enfim, eu gosto mesmo muito destas tradições e de tudo o que é Portugal profundo. As reportagens sobre isto até ajudam a dar alguma necessária visibilidade :)

    ResponderEliminar
  3. A verdade é que sim, aquilo é giro. Entre isso e borregas de fora no Samba da Mealhada, eu acho que os Caretos ganham. Mil vezes.

    E o folclore, que não é só aquele reduto dos ranchos, e que felizmente se vai respirando por essas e outras terras. O Carnaval em Podence, o Burro e o Gaiteiro em Miranda, o Andanças em São Pedro do Sul têm realmente hype (há toda uma geração de alternativos nova vaga que os alimenta), mas têm muito do que é genuinamente português e valem a pena. Vale a pena perder o medo ao Portugal profundo e meter pés ao caminho. Não há muito quem se arrependa :)

    Já estive lá, já fugi de caretos, já cheguei a casa cheia de nódoas negras... e voltava lá! Ao frio cortante, às lareiras, ao chouriço assado e ao moscatel. Tenho saudades de Portugal, na verdade, seja o profundo ou o superficial... :P

    ResponderEliminar
  4. É o que de melhor este país tem, Nandita.

    ResponderEliminar