segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estilos












Palavra de honra: encontra-se nas ruas de Estocolmo muito mais criatividade, arrojo e estilo na forma de vestir do que nas ruas de Londres, ou mesmo de Paris. Não estou a falar de elegância ou do convencional “bom gosto”. É certo que há ali gostos muito discutíveis, e nada é convencional. Mas nunca tinha visto um tão puro statement, irreverência, e afirmação da identidade pessoal através de roupas e acessórios. Aliás, uma coisa interessante a fazer é a pessoa sentar-se uma tarde, por dez minutos, nas movimentadíssimas Drottninggatan ou Sergels Torg, para se ser brindado com um verdadeiro desfile de moda e de estilos alternativos. Nem de propósito, o Scott do Sartorialist fez há pouco tempo uma série de posts acerca da sua recente passagem por Estocolmo (obviamente com fotos e momentos captados muito melhores que os meus), pelo que vale a pena uma espreitadela ao blog, porque ilustra devidamente este tema.

7 comentários:

  1. Era para comentar no outro dia este post, e depois fiquei preso a ver as fotos do outro blogue... Acho que estou a sofrer uma mutação qualquer estranha, relativa à apreciação de modas e merdas pelas quais nunca me tinha interessado, e acho que tu és a culpada...

    Má Zozô! Má!

    mb

    ResponderEliminar
  2. Sou mesmo muito má, sou sim senhor.
    Mas diz lá o que é que ias comentar, que eu gosto de ouvir a opinião de homens (straight), como sabes, mas quase nunca tenho coragem de lhes perguntar.
    Não me digas que ias comentar o ar de panilas dos rapazinhos...?

    ResponderEliminar
  3. Ia-te dizer que vejo gente assim vestida todas as noites quando vou ao Bairro Alto. Mais. Muito mas muito diferentes. Gente vestida com gosto, gente vestida de forma desleixada, estapafúrdica e engraçada. Do norte ao sul do bairro alto podes encontrar de tudo. No norte é malta mais pesada, no meio tudo o que é homossexual se veste como essas florezinhas aí em cima. Há um bar frequentado só por meninas que parecem bonecas. Há de tudo em Lisboa. É só querer ver, e andar armada de máquina fotográfica. E em Lisboa ao contrário desses países nórdicos, o pessoal não sai de dia, sai de noite. O que culturalmente pode parecer um choque. No Porto as meninas também se arranjam mais cedo, apesar de menores diferenças culturais. Os "statments de fashion" (só aqui... ) em Lisboa fazem-se à noite. Vejo mulheres lindas e impecavelmente vestidas, vejo pessoal alternativo e impecavelmente vestido (o meu favorito pessoal), e vez tudo o resto. Coisas que nunca viste, ou coisas saídas de um desfile de moda que nem sabias que se podiam usar. Portanto, não. As fotos não são surpreendentes, apesar de muito bem tiradas, tu dizes mal dessa câmara mas tiras umas fotos do caraças com isso! Do caraças mesmo! Ainda que realmente o Satorialist tenha uma máquina melhor, e apanhe gente muitos deles modelos, aliás a gigante maioria, mesmo aqueles homens mais velhos, em situações muito felizes.

    Tu é que pediste... (desculpa os erros mas sem tempo para correcção, como sempre aliás. Mas este deve estar mesmo demais...)

    mb

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu sei, conheço bem as super produções do Porto, os Lux's, as docas, e os bairros altos todos. Sei que em Portugal também há estilo e variedade, aliás, o Alfaiate Lisboeta, entre outros, divulga isso muito bem. A questão é que em Estocolmo nem é uma questão de as pessoas se arrajarem bem ou de serem excêntricas. Eh pá... nem sei bem explicar. É uma forma muito original de vestir, e em grande escala, não é só uma minoria. Eu não consegui fotografar as pessoas que queria, não tive lata, mas talvez o Stockholm Streetstyle ajude com imagens a explicar o que eu não consigo:
    http://carolinesmode.com/stockholmstreetstyle/

    ResponderEliminar
  5. O mais engraçado que eu acho nestas fotos todas é o seguinte - Porra, nos países nórdicos faz bom tempo como ó caraças! É só sol e mulheres em vestidos e pequenos calções. De facto algumas muito bonitas.

    E parecem alienígenas muito atraentes - http://static.feber.se/article_images/20/53/31/205331_980.jpg

    Enfim, o que eu gosto disto tudo é vir ler-te sobre estas coisas. O resto é-me bem indiferente.

    Finalmente: dizes-me que o pessoal anda assim mais estravagante desde de manhã até à tarde. Isto não é a roupa para sairem à noite, que para eles é tarde, certo?

    ResponderEliminar
  6. Ok e obrigado por me teres feito ver a miúda mais bonita de todos os tempos... Porra como é possível haver uma criatura assim por aí...

    http://static.feber.se/article_images/20/32/87/203287_980.jpg

    ResponderEliminar
  7. Miguelito,

    1 - Não, não, eles andam assim de dia e de noite, só que de noite é com ainda mais estilo.

    2 - É muito raro fazer bom tempo lá, eu é que tive uma sorte do caraças quando lá estive. No Verão os dias têm as 4 estações, tanto chove um pouco como a seguir faz um bocadinho de sol. Seja como for, mesmo que estejam 18 graus em Julho, eles andam todos de manga curta e calções. É gente rija!

    3 - Tive exactamente a mesma reacção que tu, mas com os homens: andei vários dias a babar, de tão giros que eles são. Só vendo para crer, como S. Tomé ;))

    ResponderEliminar