quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Portugal ainda não está preparado para os meus chapéus



Como ir a um casamento português e ofuscar a noiva, aturdir o noivo, espantar o padre, intrigar as crianças, enraivecer as mulheres convidadas e amedrontar os homens convidados?


Usando um acessório de cabelo do género do da foto acima.


(Os meus piores receios confirmaram-se. Sinto-me uma Sarah Affonso, uma Natália Correia, uma Florbela Espanca, uma Carolina Michaëlis: o meu país não está preparado para mim. Era uma cerimónia formal for fuck’s sake. )

8 comentários:

  1. Beatrix,
    Em Portugal vive-se uma autêntica fobia nacional a chapéus de qualquer tipo. E tudo isto é triste, tudo isto é fado. ;)

    ResponderEliminar
  2. Tu tiveste coragem de levar um chapéu a um casamento na Tuga? Maluca!:D
    Eu levei uma vez pq a minha Mãe me fodeu literalmente a paciência, mas nao tens noção, torrou todos os meus poucos neurónios e não me deixou sair do cabeleireiro sem o chapéu de 50 euros que ELA insistiu em comprar pq, dizia ELA, ia tudo de chapéu e eu não. Cheguei ao casamento e as únicas de chapéu eu e a irmã da noiva (a mae da noiva é mto amiga da minha mae e sofrem as duas de Hola aguda), as duas chateadas como perús, todas nós suavamos e escorríamos água por causa do calor dos chapéus. Ainda hoje o tenho lá em casa. Éramos duas, vá lá, e confesso-te: foi mau. Portugal não está preparado e as nossas fechionistas parolas de roupa de H&M tb não.
    Eu hoje em dia tenho chapéus de coco, de palhinha, de verao e de inverno, e uso-os em Braga, e tenho sempre tooodas as cabeças viradas a olhar pra mim, só que eu hoje em dia (again) estou-me a cagar pros outros e na altura do combi boda&sombrero nao estava. Essa é que é a diferença!

    ResponderEliminar
  3. Ah pois é...! Também eu fui a única! E quando entrei na capela, toda a gente ficou petrificada como se tivessem visto o Belzebu!! :)) Mas estou como tu: quero lá saber!

    O meu não era bem chapéu normal com abas, era algures entre o toucado da Kate nesta foto e aquele teu preto giríssimo com rede, que me disseste que levaste em Coimbra, sabes? Mas foi cá um furor! E eu na boa ;)

    Eu creio que isto é mais em Portugal, porque noutros países nem tanto. Não notas diferença em relação à Holanda? Onde a forma de vestir é mais liberal, e as pessoas estão muito mais habituadas a gorros e bóinas por causa do frio...? Eu acho que sim...

    ResponderEliminar
  4. Meu amor, vamos assentar ideias numa coisa: os Holandeses não são liberais, ponto. Também não são tolerantes, ponto. Eles estão-se completamente nas tintas pra tudo o que não seja o seu magnífico e real umbigo, por isso até podes andar em cuecas que com quanto que não lhe toques, tasse bem.
    As pessoas na Holanda vestem-se mesmo mesmo muuuuuito mal. Mas tal como tu dizes, estão habituadas por causa do frio a ter algo na cabeça, mais na base do gorro mesmo. Também acham sempre que eu tenho uns chapéus mto bonitos e dizem-me com uma nota ... irónica... oh Sofia, you are so smart today!
    Há resmas de pessoas que me criticaram pq eu tinha 5 pares de óculos de cores diferentes pra combinar com a roupa. Hj essas pessoas usam óculos sem lentes graduadas pq é fechion.
    São todos ridículos.
    Se gostas de usar acessórios pq achas que te favorecem, go ahead e borrifa-te. Eu agora ando numa de pulseiras :)) Enfim, pancadas! beijos

    ResponderEliminar
  5. Caramba, estes nórdicos são todo um fenómeno. Quem os vê de longe (como eu) não imagina ;)

    ResponderEliminar
  6. Lê o "Com os Holandeses" do J. Rentes de Carvalho, é altamente e aprendes imenso! Beijos

    ResponderEliminar
  7. Já vai para a minha hot list de leituras para este Inverno! :D (ultimamente não ando a ler nada, é uma vergonha!)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar