quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Unos quantos piquetitos!

Se há coisa que eu gosto nos escoceses, e nos britânicos em geral, é o engraçado culto pelo lado obscuro e fantasmagórico das cidades ou dos sítios. Todos têm um fantasma de estimação. Todos os castelos têm uma parte assombrada. Por toda a cidade de Londres ou Edimburgo há tours nocturnos sobre sítios ou personagens tétricos (sempre interpretados com muito humor). O Edimburgh Dungeons e o Real Mary King’s Close são dois divertidos e imperdíveis exemplos disso.


E, para quem gosta de histórias sangrentas (e a Escócia tem-nas aos montes), o Palácio de Holyroodhouse é uma maravilha. Lá, nos apartamentos de uma das torres, deu-se uma história verídica que é especialmente famosa. Foi o assassinato de David Rizzio, o jovem secretário italiano da também famosa Rainha Mary, Queen of Scots. O pobre rapaz foi morto, em 1566, com cinquenta e tal facadas (foram só “unos quantos piquetitos!”, como diria a Frida Khalo). Ao que parece, foi o próprio marido da Rainha, Lord Darnley, que o mandou matar, cheiinho de ciúmes. Este tal Lord Darnley, vi-o num quadro, e era um rapaz bastante bem parecido. Se não fosse alcoólico e assassino, seria uma jóia de moço. (Não sei se o italiano era giro, mas, se era italiano, gosto de pensar que sim.) Foi um crime passional, portanto. E o assassinato deu-se na presença da própria Rainha. Que, na altura, estava grávida. E que, naquele fatídico momento, estava a jantar. Não deve ter sido coisa bonita de se ver à hora da refeição.

Anyway, nos dias de hoje, nesse apartamento, os responsáveis pelo Palácio encarregaram-se logo de manchar o chão de vermelho no canto onde se diz que o secretário italiano expirou, coitadinho. É para obter um efeito dramático e eventualmente impressionar os visitantes(embora não impressione muito, na realidade).

Esta e muitas outras histórias são contadas no Palácio, que está aberto todos os dias (excepto se a actual Rainha lá estiver). Tem muitas salas abertas ao público e a visita dura uma hora a uma hora e meia. Vale muito a pena, é muito bonito e interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário