quinta-feira, 15 de abril de 2010

Estúpido

O Gonçalo Cadilhe, esse "iconoclasta da cultura mainstream" (como uma vez pomposamente o descreveram num site de surf), escreve razoavelmente bem, para "literatura de viagens". De forma escorreita, harmoniosa e reflexiva, por vezes, até quase poética. Acabei de ler mais um livro dele.
Sim, tem o seu mérito, é um verdadeiro globetrotter, e permite-nos viajar com ele através da sua escrita. O que me agrada, sendo eu uma fanática por viagens.
Mas eu um dia ainda faço 60 km até à Figueira da Foz de propósito para chamá-lo estúpido.
Não sei o que explica a mania dele permanentemente criticar Portugal e os Portugueses. A sério, não sei o que explica aquela sua irritaçãozinha turva, pessoal e constante em relação ao nosso País e à nossa gente.
É que o meu gosto pelas viagens no estrangeiro não é incompatível com a forma de eu apreciar o meu país; e, se me ajuda a ver com mais nitidez o que ele tem de mau, também me faz sempre recordar o que ele tem de mellhor. Ao Gonçalo não, pelos vistos.

5 comentários:

  1. Porra! Já aprovas comentário? Credo... nossa! Prémitchi vai...

    Dias

    ResponderEliminar
  2. Tens de me dar mais umas dicas sobre blogues com comentários. Eu juro que tentei ter o teu fair play, mas acho que não consigo...

    ResponderEliminar
  3. Sei tudo o que quiseres saber sobre blogs com comentários.





    (ehehehehe)

    ResponderEliminar
  4. E também quero saber umas coisas sobre ironia! ;)

    ResponderEliminar