quinta-feira, 14 de abril de 2011

Glamour, Belle Époque e Art Nouveau











Um fim de semana no Palace Hotel da Curia deixa qualquer um tão encantado que merece ser partilhado. A experiência até me fez reviver o livro da Alice Vieira, "Águas de Verão", que tinha lido em pequena. A acção do livro não é situada cronologicamente num ano específico mas deve decorrer entre os anos 40 e 50, já perto da decadência da época áurea do termalismo. Que agora está a ser recuperada e readaptada com os conceitos de SPA, de saúde e de bem estar.


É o caso deste Hotel inaugurado em 1926 que, só por si, já merece uma visita, se se gosta de História, arquitectura e arte do início do século XX. É um festim para os olhos, em forma de Art Nouveau. É a materialização arquitectónica da Belle Époque. Tem todo o glamour de uma época passada. Ali respira-se ainda o fausto e a ambiência de outros tempos, que depois viram o seu declínio quando as praias substituiram a prática social estival de se ir às Termas.


Ainda se consegue facilmente imaginar ali as festas, os vestidos, os automóveis antigos, as senhoras e os cavalheiros que frequentavam e animavam aquele edifício enorme há muitas décadas. Pode-se ver ainda o elevador antiquíssimo (uma relíquia já desactivada, claro), a antiga central telefónica (deliciosa), postais, panfletos, fotografias dos anos 30, 40 e 50, os salões de baile e de leitura, e muito mais.


E tudo isto com... quartos com decoração muito moderna, um SPA maravilhoso, com todo o tipo de tratamentos possíveis e imagináveis, campos de golfe e até um mini-zoológico com fauna local. Gente simpática e todo um ambiente de traquilidade só possível na Curia. Enfim, é como aquele grande hotel do "Shining", mas em bom. Em bom, repito. (Não tem o Jack Nicholson, nem garotos a andar de triciclo nos corredores.)


(Este post pode parecer um bocado panfletário, mas asseguro-vos que ninguém me pagou para isto.)


4 comentários:

  1. Águas de Verão - ADORO!
    Aos anos que não ouvia falar desse livro que li e reli umas 15 vezes. Já disse que ADORO? Pois.
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Acho que é de todos os da Alice Vieira o meu preferido. É esse e o "Viagem à Roda do Meu Nome". :)
    Bjnhs!

    ResponderEliminar
  3. (Aliás, o "Águas de Verão", comprei-o já em adulta, vê tu bem, porque em pequena tinham-mo emprestado!) ;)

    ResponderEliminar
  4. O meu favorito é o Lote 12 - 2º Frente. Mas gosto mto do Chocolate à chuva ou o Às Dez a Porta Fecha e enfim, todos os livros dela. Sou fãzérrima! :))) Beijos!

    ResponderEliminar