sexta-feira, 15 de abril de 2011

Humpf, "corte império"




Que me perdoem as fãs, mas eu tenho um ódio visceral ao "corte império", muito semelhante ao ódio que o João Jardim nutre pelos jornalistas.

Não acho que favoreça a silhueta nem as curvas femininas, e as pessoas parvas têm tendência para nos perguntar se estamos grávidas. O que é suficiente para me estragar logo o dia.

Infelizmente (para mim) ele veio para ficar. Há já umas quantas estações que só vejo vestidos e tops e blusas com este corte. O que é feito dos vestidos com corpete justo, que demarcam a cintura, e realçam peito e ancas, tudo ao mesmo tempo?

Isto parece-me aqueles complots dos costureiros gays e designers de moda gays que fazem para nós, mulheres, roupa larga, de linhas direitas e masculinas, para que os homens straight não olhem para nós. Humpf.

6 comentários:

  1. Eu pareço um abajour com o corte império...

    ResponderEliminar
  2. Confesso que gosto bastante de vestidos e tops com "imperial waist" (às vezes dá para disfarçar determinadas inseguranças anatómicas :P). Curiosamente não gosto particularmente dos vestidos com "imperial waist" nos finais do século XIX/inícios do século XX -- o facto de normalmente terem um corte demasiado direito (quase severo), faz com que as meninas da altura pareçam enchidos ambulantes.

    ResponderEliminar
  3. Andorinha,
    eu acho que aquilo nem à Gisele Bunchen fica bem!

    ResponderEliminar
  4. (E olha que a Gisele uma vez foi assim à cerimónia dos Óscares, só que pior, era mesmo tipo lençol enrolado à volta dela..)

    ResponderEliminar
  5. Murmuria,
    por acaso, eu acho que a única tolerância que dou ao "imperial waist" é, justamente, nos vestidos de inícios de 1800, na época da Jnae Austen. Talvez por causa dos adereços, casacos, luvas e chapéus, que compõem os conjuntos :))

    ResponderEliminar
  6. Ups, adiantei-me um século. Era precisamente a essa altura que me referia. Pois, não te condeno, aliás, acho bastante justificável que os toleres mais nessa época, daí eu achar tão curioso o facto de eu ser ao contrário :)

    ResponderEliminar