terça-feira, 1 de novembro de 2011

Exércitos de Austen


Não é o Dr. House, é Mr. Palmer.





E há alturas, estou convicta, em que o único remédio é mesmo o regresso à velha Jane, às reconfortantes heroínas de sempre e respectivas provações.

Convoquemos, pois, exércitos (bem preparados e aguerridos) de Mariannes Dashwoods e as duras lições aprendidas com os Wiloughbys deste mundo (“But not enough. Not enough.”). Chamemos a nós hostes de Eleanors, com tácticas militares de estóica perseverança perante os enredos mais caprichosos desta vida; armemo-nos de perspicácia irónica e wise wit de Elizas Bennetts para defrontarmos as Misses Bingleys e Lucys Steels do mundo. Ataquemos, beligerantes, com trincheiras de Annes Elliots e dos seus oito anos de persuadida separação de Cmte. Wentworth, e também, porque não?, do ânimo bem humorado (todo o exército precisa de levantar a moral) de Emmas Woodhouses, enredadas em danças e contradanças de pares amorosos.






[post reeditado]

4 comentários:

  1. Mau, mas vai haver alguma nova versão do Sensibilidade e Bom Senso que eu desconheça ou ele entrou no com a Kate Winslet e eu juro que não me lembrava?? Tenho que ir rever a matéria, que vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Sim, sim, sim, Maria! É no filme com a Kate Winslet. Não é um papel muito destacado, mas é muito hilariante :)

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme antes de ler o livro, acho que foi por isso que me escapou, ele no livro é bem mais mordaz de certeza!

    ResponderEliminar
  4. Ele no livro é impagável :) Mas realmente neste filme o par Hugh Laurie/Imelda Staunton (Mr e Mrs. Palmer) está simplesmente fantástico.

    ResponderEliminar