terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval e Dia da Mulher

Um pouco à semelhança do que assinalei no ano passado, o Carnaval coincide com outra data que eu adoro. Desta vez, não é o Dia dos Namorados, mas sim o Dia da Mulher, essa data tão maravilhosa quanto o Dia do Idoso ou o Dia do Deficiente Renal, e do dia de todos os grupos sociais de certo modo fragilizados e que constituem minorias, tal como eu em tempos referi aqui.

Como vêem, eu gosto muito do Dia dos Namorados e do Dia da Mulher e dessas coisas todas. É caso, mais, uma vez, para dizer: cronologicamente, as datas sobrepõem-se porque Carnaval, Dia da Mulher e Dia dos Namorados, é tudo a mesma palhaçada.

2 comentários:

  1. Muito cómico este texto, como sempre.

    Mas já houve lugar à importância do dia da mulher no passado nos países desenvolvidos, e parece-me que há muitos países ainda que precisam de um dia para aglutinar esforços e denunciar certas coisas que não se deviam passar.

    Eu saio todos os anos no dia 25 de Abril à rua. E não é que eu ache que o dia 25 de Abril não divia ser todos os dias. É um dia em que temos de pensar nisso. É um dia que dá para aparecer na comunicação social notícias sobre a evolução da democracia, onde é que as coisas mudaram. Dá para avaliar algumas coisas. Fazer um balanço.

    Já o dia dos namorados e o dia de carnaval... Epá se tiver uma namorada logo vejo, se tiver uma peruca também...

    (Desculpa não corrigir, mas alonguei-me e conto com a tua compreensão!)

    ResponderEliminar
  2. Oh rapaz, escreve pr'aí! Mi casa es tu casa :))

    É verdade que estas datas assinaladas favorecem sempre a reflexão, como muito bem dizes.
    Mas dá-me cá umas urticárias saber que este dia é comemorado...! Como se as mulheres fossem uma minoria qualquer...! Eu acho que a igualdade deve ser atingida com meios, políticas e práticas no dia a dia, todos os dias, e não com uma data no calendário.

    ResponderEliminar