quarta-feira, 20 de julho de 2011

Imelda






Vera Drake (2004), de Mike Leigh, com Imelda Staunton e Jim Broadbent.





A Imelda Staunton é uma senhora que teve muito pouca sorte com o nome com que a baptizaram, mas é uma das melhores actrizes britânicas da actualidade. Neste filme que vi há uns anos (justamente quando a polémica sobre a despenalização do aborto em Portugal estava ao rubro), teve a oportunidade de interpretar mais um grande papel. Fabulosa.

2 comentários:

  1. vi o Vera Drake. o preconceito está tão enraizado na sociedade e em mim que, pela minha saúde, nunca ouvi alguém e, de certeza, nunca tinha pensado numa parteira clandestina como alguém imbuído e guiado por filantropia, generosidade, amor ao próximo, e essas coisas. as parteiras eram sempre as ranhosas que por avidez executavam abortos amadores e perigosos em vãos de escada deste país. o filme exceptuando a actuação da Vera Drake acho que não o achei muito bom em nada, mas também não achei mau. cinema social, produzido e realizado convencionalmente. gosto mais de cinema social americano.
    vi o ano passado no cinema o Another Year (não tanto como alguns amigos mas gostei), tenho em casa o Topsy-Turvy (mas, depois das suas declarações, não sei se tenho coragem de o ver) e quero ver o Happy-go-luck.
    já agora, não sei se interessa à dra, mas o filme que me despoletou esta curiosidade toda pelo Mike Leigh foi o Naked, um filme que não aconselho a ninguém.

    ResponderEliminar
  2. O Naked não vi, nem conhecia. O Another Year é bom, e nesse, voltando à Imelda, é outra grande interpretação dela, ainda que muito curta.
    O Topsy-Turvy é apenas um filme diferente.. E tem o Jim Broadbent, que é um actor que eu muito aprecio.

    ResponderEliminar