quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Da sapiência

Numa publicidade de uma rede social fazem a seguinte pergunta: "És muito gira ou bonita?" Bom, não me detendo sequer na imensa profundidade da questão, aquele "ou" mata-me. Porque eu pensava que "gira" e "bonita" eram sinónimos, mas afinal parece que não.

6 comentários:

  1. “Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas”. – Séneca

    Ou seja, infere-se que “gira” é menos grande do que “bonita”. Se o Séneca escolhesse a primeira, então tínhamos todo um problema para resolver, talvez não estivéssemos aqui hoje, talvez Fukushima tivesse sido mais tarde, sei lá. Obrigado Miguel. De nada.

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de concordar com a distinção. Pode ser-se bonita ser sem gira e vice-versa. E depois há aquelas pessoas que conseguem ser as duas coisas. Exemplos: Maggie Gyllenhaal (gira mas não bonita); Sofia Alves (bonita mas não gira); Natalie Portman (bonita e gira).

    ResponderEliminar
  3. Miguel,
    estou confusa. Então o que é afinal ser gira? Séneca disse alguma coisa sobre miúdas giras?

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    esses exemplos são antes demais nada exemplos da subjectividade deste assunto: eu não concordo com nenhum dos três. E continuo sem saber o que é ser giro e o que é ser bonito.

    ResponderEliminar
  5. Sim, claro que são exemplos subjectivos, mas que permitem perceber a distinção. Gira é uma pessoa que capta a atenção, que tem pinta, sem necessariamente ser bonita, conceito que associo a uma cara com feições equilibradas e harmoniosas independentemente de ter pinta.

    ResponderEliminar
  6. Eu acato sem pestanejar a definição do Séneca. Bonita refere-se ao conjunto quando o conjunto é para lá de demais. Bonita é uma coisa de plenitude, é breathtaking. Gira, bom, gira é quando ela tem umas belas pernas.

    ResponderEliminar