sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Brasiuuuuuuuuu

Para a minha primeiríssima abordagem ao Brasil escolhi, inevitavelmente, a Bahia. Depois, aos poucos, quero conhecer muito mais do Brasil, mas desta vez tinha que ser a Bahia. A Bahia é um caldeirão cultural efervescente (não tanto como o caldeirão do Huck, mas é o que se arranja). Terra de uma mística incrível, de miscigenação cultural (com resultados fantásticos), de sincretismo religioso, de gastronomia maravilhosa. Culturalmente, é um dos estados brasileiros mais ricos. Representa a fusão e um encontro cultural da América do Sul, da África e da Europa. É a terra de Jorge Amado, de Gilberto Gil, Caetano e Maria Bethânia.


Também é o estado mais africano do Brasil. Sente-se ali África nos sons telúricos e intrigantes do berimbau nas rodas de capoeira, nos cheiros fortes da comida condimentada, na pele dos rostos sorridentes, no misticismo das gentes, no calor (climático e humano) que parece envolver tudo como uma película invisível. Lá, há um sincretismo, uma mística e uma espiritualidade insuperáveis. E tudo isto se reflecte num património histórico-cultural e artístico assinalável. E – claro – quem quero eu enganar? Tem mar e coqueiros e sol e praias fabulosas, isso sim.


O que há na Bahia que não se goste? Não sei. Fiquei absolutamente apaixonada e rendida.


(Este é apenas o primeiro de vários posts sobre o bocadinho de Brasil que me foi dado conhecer. Isto vai dar muito pano para muitas mangas. Porque a minha Bahia merece.)




4 comentários:

  1. Saudades da Bahia. Minha primeira visita a primeira capital do Brasil me deixou um tanto espantada, pq parece que não estamos no Brasil. É um povo tão peculiar, tão diferente.. Um ritmo de vida que não se encontra em nenhum outro lugar do país. A Bahia é memso linda!

    Ansiosissima para ver os outros posts do meu Brasil!!!!!!!!!!!!

    Que saudades!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Deby, eu fiquei encantada e emocionada com a simpatia e a doçura dos baianos.
    Muitos mais posts destes virão! :)
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto! Não será também a Bahia o estado mais português do Brasil? Fico à espera dos próximos capítulos!

    P.S. Já agora, acho que o caldeirão é do Huck, e não do homem verde da Marvel.

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, João. Há muito de português, sobretudo no património arquitectónico de Salvador, mas não só.
    E o Huck já está corrigido! Eu não estava muito familiarizada com nenhum deles ;) Obrigada!

    ResponderEliminar