quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Saboreando Salvador - devagar



Vamos saboreando a Bahia - devagar. Muito de-va-gar. Ao ritmo peculiar das suas gentes, da sua cultura e do seu clima.

Salvador foi a primeira capital brasileira e as pessoas que lá nascem chamam-se soteropolitanos (para se distinguirem dos de El Salvador).


A Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus

E este é o Terreiro de Jesus, onde também estão situados a antiga Sé de Salvador, o Convento e a Igreja de S. Francisco (famosa por estar toda revestida em talha dourada), e onde foi instalada a primeira faculdade de Medicina do país:

Se tirássemos as árvores, esta praça poderia estar em qualquer cidade de Portugal. Mas está no coração de Salvador da Bahia. Chegar a um país tão longe do nosso, tão diferente em tanta coisa e, no entanto, termos uma ponte infalível (o património linguístico e cultural em comum), continua a ser, para mim, uma das coisas mais admiráveis e nunca cessa de me surpreender. (E ainda bem, a capacidade de nos surpreendermos incessantemente é sempre um ingrediente fundamental para quem viaja. Significa ter a constante disponibilidade para absorver o que é novo e novas perspectivas do que não é novidade.)

Com a proximidade da língua e da cultura, é inevitável que para mim o Brasil tenha ficado a ser (juntamente com as pessoas com quem lá me cruzei), uma extensão (boa, adocicada, exótica e quente) de Portugal.




2 comentários:

  1. Salvador tem muita história. Quando eu olho para essas fotos, me faz ver como é linda! O povo é meio devagar, vc deve ter observado que o servico é lento, mas todo mundo anda sempre Alegre por lá!

    ResponderEliminar
  2. As pessoas são em geral muito simpáticas, fazem jus à frase "Sorria, você está na Bahia" ;)

    ResponderEliminar