sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Juramento hipócrita

Desconhecia este facto, mas parece que, por lei, se uma pessoa precisar de assistência médica urgente, num local público, por exemplo, tem que se chamar o INEM, obrigatoriamente, mesmo que a situação ocorra perto de um Centro de Saúde (e se isto não estiver completamente correcto, por favor, corrijam-me). Mas repito: mesmo que ocorra à frente de um Centro de Saúde cheio de médicos. Portanto, se alguém se sentir mal perto de um Centro de Saúde, não pode ser socorrido pelos profissionais de saúde que ali trabalham, mas sim esperar (calmamente) que os técnicos do INEM cheguem. Portanto, se houver por ali médicos, lá se vai por água abaixo a nobre atitude prevista no juramento de Hipócrates de salvar alguém em apuros seja onde for, e todos podem teoricamente assobiar para o lado enquanto a ambulância não chega. Portanto, digamos que a lei portuguesa força o juramento hipocrático a converter-se numa espécie de juramento hipócrita.

5 comentários:

  1. Olá*

    Não é bem bem assim =)

    A questão é que se tal acontece, se uma pessoa se sente mal, os meios devem ser accionados e isso remete para inem (ou reserva de inem como a Cruz Vermelha).

    Porque é uma "situação de urgência" e como tal não é um caso para centro de saúde os meus certos devem ser accionados. . Agora, obviamente qualquer pessoa habilitada e qualificada para ajudar pode e deve fazê-lo. Seja médico, enfermeiro ou socorrista =)

    (O conceito de "urgência" está relacionado com 7/8 critérios, entre eles, doença súbita, queda, gravidez, bla bla bla que não está directamente relacionado com o papel do centro de saúde. Mas obviamente quem está no centro de saúde deve ajudar e encaminhar o doente para onde deve ir, neste caso um hospital)

    Espero ter esclarecido. ^^

    (Sou voluntária na Cruz Vermelha portuguesa como socorrista e faço urgência pré-hospital, por isso é que sei lol)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Espiral! :)
    De facto, faz sentido, e ainda bem que deste este esclarecimento. No entanto, fiquei indignada porque soube de um caso em que se interpretou à risca a lei, e uma pessoa não foi assistida num CS, quando podia ter sido, sofrendo consequências. Enfim, espero que tenha sido apenas um caso pontual.

    Bjnhs e, já agora, bom trabalho! :)

    ResponderEliminar
  3. Agora imagina um hipocondríaco na história -_-

    ResponderEliminar
  4. (Bem, na minha história, não na que aconteceu na realidade, claro.)

    ResponderEliminar