quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fifties



Todos sabemos que Mona Lisa Smile (2003) é um filme fraquinho e muito mauzinho. Mas esteticamente ele está bem. Lembrei-me disto na sequência da actual febre com a série Mad Men, e de como, a partir dela, o espectacular estilo fifties se começou a definir como tendência de moda.

Mona Lisa Smile é um filme simples com um casting acertado. Acima de tudo, em termos de rostos. Todo o filme é um gineceu de rostos certos.

Ao contrário da nossa época, em que o culto e a importância do corpo são exacerbados, na época em que o filme se enquadra a exposição física feminina era menor (embora muito bem vincada). Portanto, o que sobressai são os rostos.

Assim, exceptuando a presença da Julia Roberts (obviamente, um erro de casting), todas as outras personagens femininas revelam estética e fisicamente uma perfeita harmonia com o ambiente dourado dos anos 50 ali recriados.

Não há fisionomias mais fifties que estas da KirstenDunst (a conservadora), Maggie Gyllenhall (a judia liberal), Laura Allen, e sobretudo da Ginnifer Goodwin (a ingénua) e da(sensata) Julia Stiles (esta última tem sido algo subvalorizada como actriz).




1 comentário:

  1. Queria mto mandar-te uma foto minha neste casamento a que fui em Coimbra, pq tava mto fifties, mas não me lembro do teu email! Mandei pro mail do blog, vale?
    beijinhos de outra alta fã de 50's.

    ResponderEliminar