segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Latitudes familiares

Isto é uma família típica dinamarquesa em Copenhaga , que leva os filhos a passear de bicicleta ao parque, num domingo de sol de Primavera (11 graus de temperatura exterior).


Extremamente parecida com a família portuguesa que leva o BMW para dentro do shopping, onde passam todo o domingo lá dentro enfiados, a endividar-se, quando estão uns gélidos 23 graus lá fora.

10 comentários:

  1. É tudo verdade e eu até nem costumo ter vontade de defender os portugueses a esse respeito. Mas vá, pegando em Lisboa, levavamos mesmo os filhos de bicicleta até Monsanto?

    (bem sei que isto é mais do que isso, muito mais do que uma questao de urbanismo)(mas acho que também é uma questao de urbanismo)(por outro lado, também nao sei o que se faz fora do país dos centros comerciais, onde as lojas estao fechadas e se começou o dia por ir à missa - talvez nao se vá ao parque, mas se calhar fazem-se outras coisas)

    ResponderEliminar
  2. Rita, penso que também é muito uma questão cultural e social (e de falta de divulgação e sensibilização para muitas iniciativas diferentes).

    Por ex., em Aveiro tem-se feito um esforço louvável neste sentido (cidade plana, as "Bugas", etc.). E nas localidades mais pequenas, sim, há-de se fazer outras coisas.

    Mas perto das cidades maiores, mesmo sem parques ou condições para bicicletas (que, de facto, não há), há tanta coisa para fazer e não se faz. E não é preciso ir muito longe. O nosso país tem um clima óptimo para se aproveitar a Natureza todo o ano, e também, porque não?, património cultural interessante que não é economicamente inacessível à maior parte das pessoas.

    Mas parece-me que há muito mais gente disposta a percorrer quilómetros de carro para passar o dia no Freeport ou no Campera do Carregado, do que para explorar a serra do Buçaco ou a de Sintra, ou para visitar o palácio da Pena ou o convento de Cristo em Tomar, por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. eu sei que o assunto é sério, mas só me apetece dizer isto: lol

    ResponderEliminar
  4. É o melhor remédio, Carolina... Mas há sempre algumas pequenas coisas que em Portugal podem começar a mudar :)

    ResponderEliminar
  5. Ó Maria, mas tu achas que pedalar em Lisboa é o mesmo que pedalar em Copenhaga? Ou na Holanda? No way. É inclinação, é falta de noção dos automobilistas (eu aqui ando sp a tentar manter os ciclistas em cima das biclas, mas se soubesses o q me custou aprender a conduzir com atenção às binas....!) que mandam os peões com o caneco, é o facto de que em Portugal qdo tá a chover a vida pára. É incrível. Mas mais incrível é como eu em Braga, se chove (coisa nada comum...:D ) fico em casa, e nada de me pedirem pra sair. E se tiver frio não ponho o narizinho na rua! Aqui se não sair com frio ou chuva só vejo as janelas da minha casa. E hoje que nem o céu deu pra ver pq o nevoeiro durou o dia todo? Sabes que a necessidade faz o "artista". Embora concorde que nós Portugueses somos muito comodistas e que ir pro centro comercial é ser mto curto de ideias (eu abomino cc). Já agora, caso não saibas, aqui vão dois factos sobre os nórdicos, o primeiro inteligente, e o segundo não:
    1) não há centros comerciais. Só há 2 ou 3 centros estilo Corte Inglês e estão continuamente à pinha. A única coisa assim grande é o IKEA. Acham que o AKI é uma megastore.
    2)os Dinamarqueses dão-lhe no alcool que não sonhas. É mto normal aguentarem 12 cervejas estilo as Belgas, com 6 a 9 graus cada, TODOS OS DIAS. Têm uma taxa de alcoolismo que upa upa. E eu tive um colega Dinamarquês, e confirmo. E amigos que viveram na Dinamarca, e confirmam também.
    Ah pois é! ;)

    ResponderEliminar
  6. Andorinha, claro que não dá para pedalar em Lx, ou em Braga ou mesmo em Coimbra ;) Mas e em Faro? E em Leiria? E em Aveiro? E em Beja? E tantas outras? Porque é que não começam a construir-se mais ciclovias? E, já agora, a tornar os condutores de automóveis mais... civilizados?

    E claro, também tem a ver com a segurança e o planeamento urbanístico das cidades. Uma vez, na Alemanha (Ülm) fui para os copos com uns amigos, e fomos e voltámos a pé, de madrugada e com frio. Uma caminhada de 20 minutos. Agora vai lá dizer isto, ao pessoal que quase leva os carros para dentro dos bares no Bairro Alto... ;)

    Quanto aos CC, conheço bem essa realidade: isso é tudo malta rija que gosta de andar, por ex., nos mercadinhos de Natal ao ar livre (a nevar...)

    E bem, os dinamarqueses podem, de facto, ser muito bêbedos (que são), mas pelo menos não aumentam a sinistralidade rodoviária, porque não vão para casa a conduzir, como acontece cá... :P

    ResponderEliminar
  7. Aqui em Berlim há poucas ciclovias e eu vou de casa ao trabalho todos os dias sem nunca me cruzar com uma - o fundamental nao sao as ciclovias mas o código da estrada, que por um lado em termos de prioridades me equipara a um carro e por outro penaliza fortemente quem me mandar abaixo a nao ser que a culpa seja mesmo minha. Já mais meio a brincar, acho que a regra do capacete também ajuda: nao devia dizer isto com este galo na cabeça, mas se pegarmos naquelas fotografias todas giras das miúdas de bicicleta e lhe pusermos umas daquelas coisas de plástico aladas, elas desistiam logo (e eu também).

    Mas acima de tudo o que falta nas cidades portuguesas (e em Portugal no geral) é o gosto da populaçao nao rural pelo contacto com a Natureza. O nível de ignorância sobre flora e fauna nacionais é assustador e está-se tudo nas tintas. Em 11 anos de escolaridade obrigatória nunca ninguém me mandou olhar para um pássaro ou para uma árvore e a noçao de férias no campo divide-se entre "a terra" (que se conhece mal) e "o turismo rural" (onde vai quem tem dinheiro).

    Mas nao é nada de novo, passa-se o mesmo com a música ou as artes, inclusive a queixa de que ninguém lhes liga nenhuma.

    Diria mesmo que é antes espantoso o número de pessoas que se interessa, face ao esforço reduzidíssimo de divulgaçao.

    ResponderEliminar
  8. Ontem à noite lembrei-me de ti o tempo todo por causa deste post. Ontem estavam 10 graus lá fora e eu, que sou friorenta, como não posso esperar que fique mais quente: fui à lavandaria (é daquelas à americana, fica cá fora), fui ao vidrão, trouxe as compras que tavam no carro, e tudo isto depois de jantar entre as 21 e as 12.
    E fiz isto pq: 1) esta terra é segurissima, nao havia ninguem na rua mas eu senti-me bem; 2) não tenho outro remédio senão daqui a nada nem cuecas lavadas tinha! 3) Não vai ficar mais quente que isto!
    E só pensava em fazer um post a dizer: cenas que faço na Holanda mas em PT não. Mas no fundo trata-se do meu blog inteirinho e achei que se calhar não valia a pena :D
    Eu aqui ando às compras na rua um sábado inteiro, coisa q faço em Braga, mas em Lx não pq vou pra uma esplanada ler um livro. Eu aqui venho a pé pra casa às 3 da manhã com um amigo e em Lx nem pensar! Os condutores holandeses serem civilizados é um mito que só se te revelará qdo pra cá vieres viver :D
    Entre outras coisas. Eu aqui vou pra uma esplanada só pq tá sol, nao interessa se tá frio! É que cá há pouco sol.
    Enfim, há tanta coisa q faço cá e não fazia em PT e vice-versa... dava um blog inteirinho! :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Rita,
    nem mais! Eu não diria melhor :)

    ResponderEliminar
  10. Andorinha,
    é (também) por isso que gosto muito do teu blog: fico sempre a par das coisas que se costumam fazer por aí :)

    ResponderEliminar